terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Empresário e o Pescador.
"Certa vez, um homem muito rico e muito ocupado caminhava pela praia para tentar aliviar a carga dos inúmeros e complexos problemas que atormentavam sua vida. De repente, ele deparou-se com um pescador deitado despreocupadamente junto a um barco, olhando o azul do céu. Indignado, deteve-se junto ao pescador e perguntou:- Como você pode ficar deitado aí, em pleno dia de trabalho, porque não está pescando?- O pescador virou lentamente a cabeça na direção do homem e respondeu com outra pergunta:- Por que você está tão irritado? Eu não estou pescando porque já pesquei o suficiente para o dia de hoje. Inconformado, o homem insistiu:- Se você estivesse com seu barco no mar, certamente traria mais peixes para vender ou estocar e poderia ganhar muito mais dinheiro.- E pra que eu preciso de mais dinheiro? quis saber o pescador.- Com mais dinheiro você compraria um barco melhor, mais moderno, com maior capacidade de navegação e com ele teria uma pesca mais abundante e consequentemente, mais dinheiro. Logo você poderia até ser dono de uma companhia pesqueira e ser um homem rico.- E o que eu faria então? Perguntou o pescador.- Você teria condições de gozar muito mais desta vida, namorar lindas mulheres, enfim tudo o que o dinheiro pode oferecer.- Já tenho minha casinha, mulher e filhos, eu sou feliz assim, vivendo cada momento. Vivo o presente e o que tenho basta para mim e minha família. Adoro a vida que levo e sou feliz! Mas, retrucou o empresário:- Você poderia comprar uma linda casa, automóvel do ano, roupas caras, viajar e descansar! Você se contenta com pouco. É preciso aproveitar mais a vida!Olhando o interlocutor com um leve sorriso desenhado no rosto, o pescador perguntou:- O que você acha que eu estou fazendo agora?

Nenhum comentário: