sexta-feira, 21 de março de 2008

Este ano Nossa Pascoa é mais cedo!!!

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia, ocorrida após o equinócio de Março (21 ou 22 desse mês). Esta datação da Páscoa, baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual, a Páscoa é uma festa móvel no calendário gregoriano.
Ora bem, assim sendo, este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo, como este ano (23 de Março), será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.
Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, virá a ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.
E digam lá que sabiam esta!!!Apontamento pedagógico: A Páscoa, convém assinalar, é muito mais que um simples feriado. Trata-se de um evento religioso e, para os cristãos crentes (os que crêem em Cristo como o Deus Filho da Santíssima Trindade), é a mais importante festa da cristandade. Celebra-se neste dia, a Ressurreição de Jesus Cristo.Porém este dia, uma das datas mais antigas e jubilosas do calendário cristão, é o culminar de uma Semana Santa, fixada durante o Concílio de Nicea, em 324 d.C., que começa no domingo anterior (Domingo de Ramos), quando ramos de oliveira, simbolizando a vida, são benzidos. Na quinta-feira seguinte (Quinta-Feira Santa), é celebrada a Ceia do Senhor (a Santa Ceia) e ocorre a cerimonia do Lava Pés, na sexta-feira (Sexta-Feira Santa), ocorre a procissão da Via-Sacra, ao final da qual os fiéis recebem a comunhão eucarística (muitos fazem jejum e outros abstêm-se de comer carne), no sábado (Sábado de Aleluia), durante a noite, faz-se a Vigília Pascal e no domingo (Domingo de Páscoa), celebra-se a Ressurreição de Jesus Cristo.

Nenhum comentário: