sexta-feira, 30 de maio de 2008

Corações distantes

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?- Gritamos porque perdemos a calma - disse um deles. - Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? - Questionou novamente o pensador. - Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar: - Então não é possível falar-lhe em voz baixa?
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu: - Vocês sabem porque gritamos com uma pessoa quando estamos aborrecidos? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar uma com a outra... Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para se ouvirem, pois seus corações estarão mais e mais distantes...Isso explica também porque duas pessoas estão enamoradas sussurram... É que seus corações estão muito perto. ... Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, um olhar basta...
Por fim, o pensador conclui, dizendo: - Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.
Pense nisso! Quando você for discutir com alguém, lembre-se que o coração não deve tomar parte nisso... Se a pessoa com quem discutimos não concorda com nossas idéias, não é motivo para gostarmos menos dela ou nos distanciarmos, ainda que por instantes.
Portanto, quando pretendermos encontrar soluções para as desavenças, vamos falar num tom de voz que nos permita ouvir a voz de cada coração...

Nenhum comentário: