sexta-feira, 30 de maio de 2008

Lição de Vida
Observando algumas formigas no jardim de casa, percebi que todas seguiam uma mesma rota, carregando folhas maiores que elas mesmas.
De repente, percebo que uma delas está com uma folha muito grande nas costas. Deveria ser, pelo menos, vinte vezes maior que ela. Fiquei ali imaginando o orgulho dessa formiga presunçosa, carregando aquela folha gigantesca... e como ela deveria estar ansiosa em mostrar à formiga-rainha como ela era forte, como ela era capaz... Quem sabe, até, ganharia uma promoção...
Enquanto a fila de formigas seguia em direção ao formigueiro, essa formiga girava em volta de si mesma, sem conseguir sair do lugar. Estava tão cega, tão entretida na sua luta de carregar aquele mundão nas costas, que nem percebeu que todas as formigas largaram as folhas para escapar do pé de um menino que vinha correndo atrás de uma bola. As formigas escaparam por pouco, mas nossa amiguinha não teve a mesma sorte: morreu esmagada, agarrada à sua folha gigante.
Assim como a formiga, nós seres humanos, inteligentes e sensíveis, de vez em quando queremos carregar mais coisas em nossas costas do que podemos suportar: os problemas dos outros, as dores do mundo e a ganância de querer sempre mais, de ser mais e melhor. Quando acordamos para a realidade, estamos esmagados pelo peso de nossa vaidade.
Cuide mais de você, pois você será a sua eterna companhia. Por amor a você, carregue apenas a sua mala e, de preferência, o mais vazia possível.

Nenhum comentário: